JORGE ALMEIDA - RAZÕES DE UMA CANDIDATURA

Razões de uma Candidatura

John Kennedy, Presidente dos USA, disse um dia, dirigindo-se ao cidadão americano, uma das frases mais célebres e imortais da política: “Não questiones o que a sociedade pode fazer por ti. Questione sim aquilo que tu mesmo podes fazer pela sociedade “.

Quem me conhece ou comigo tem partilhado momentos do meu trajecto social ou profissional, quem conhece o meu curriculum vitae, o meu percurso de vida, ou mais recentemente a actividade parlamentar que entretanto desenvolvi, entenderá facilmente a razão da minha dedicação à causa pública e ao ideário expresso por John Kennedy no início da década de sessenta do século passado.

Fui chamado a uma grande causa cívica. Sou candidato a Presidente da Câmara Municipal.

Antes de mais porque é para mim uma honra corresponder ao apelo do meu Partido, o Partido Socialista, e protagonizar um processo eleitoral de reconquista da Câmara da Régua para o PS. Não numa perspectiva de mudar por mudar a cor do poder, mas na perspectiva de um verdadeiro caminho de mudança, à luz dos melhores conhecimentos de gestão municipal e duma nova geração de políticas autárquicas.

Em segundo lugar porque estou preparado. Sei que posso fazer mais e melhor pelo concelho, sei que vou constituir uma equipa melhor preparada que a da actual maioria PSD. Sei que é com uma nova visão, uma nova cultura de relação com os agentes económicos, com as instituições, com a região, com a administração central, com o governo, que podemos crescer e nos afirmar a nível regional, nacional e internacional.

Em terceiro lugar, porque tenho uma ideia para a cidade e o concelho. A Régua enfrenta hoje novos e difíceis desafios que urge solucionar e relativamente aos quais importa orientar as políticas autárquicas. A perda de população, a falta de oportunidades de emprego para as novas gerações, a economia em debilidade, a inexistência de soluções para o ordenamento urbano com novas centralidades, a crise do comércio tradicional, as dificuldades da vitivinicultura, a animação turística, a construção de novos equipamentos, são alguns dos pontos críticos que vão marcar positiva ou negativamente o nosso futuro colectivo. Tenho, perante os actuais desafios, as propostas mais adequadas, as soluções políticas autárquicas que nos permitam promover crescimento e desenvolvimento sustentados, e qualidade de vida para os cidadãos. Há uma mudança de paradigma nas políticas autárquicas a implementar. Uma nova geração de políticas capazes de promover desenvolvimento da economia, atrair investimento, criar emprego.

Em quarto lugar porque entendo imprescindível e vital para a democracia e a confiança dos cidadãos, a prática da ética e da transparência na política. No processo eleitoral e no exercício da gestão da coisa pública.

Jorge Almeida

in Villa Regula - JORGE ALMEIDA - RAZÕES DE UMA CANDIDATURA
http://pesodaregua-pelorioabaixo.blogspot.com/2009/06/jorge-almeida-razoes-de-uma-candidatura.html
23 de Junho de 2009

Etiquetas: , , ,


About this entry